O aluno deve se tornar um Leitor e Autor de textos.
Para tal, o educador deve disponibilizar textos, os mais diversos para
leitura, como: Texto Narrativo, Poema, Fábula, Parlendas,
Adivinhações, Conto, História em Quadrinhos, Texto Informativo,
Receita Culinária, Bula de Remédios, Texto Imagético (Fotografia,
Pintura em Tela, Desenho e outros), Charges, Crônica, entre outros.
O educador deve propiciar um ambiente acolhedor e
adequado ao ato de ler na biblioteca, na sala de leitura e, também, na
sala de aula (com o cantinho de leitura). Nesses três espaços, o
mobiliário deve estar adequado: as estantes devem ser baixas, para que
o aluno possa alcançar o livro no momento de apanhá-lo. As mesas e
cadeiras devem estar adequadas ao tamanho dos alunos. O acervo de livros
deve ser bem variado, estar classificado de acordo com o tipo de
leitura, isto é, o gênero textual e deve estar em boas condições de
uso.
O aluno deve se sentir à vontade nestes espaços para
que fique motivado a ler. Além dos livros, esses espaços podem oferecer
textos diversos como charges, textos de jornais e revistas, receitas
culinárias, adivinhações e outros, dispostos dentro de uma caixa (a
caixa de leitura). Esses textos devem ser disponibilizados aos alunos.
O educador deve trabalhar a leitura com o aluno, de
modo que este se torne um leitor crítico e depois um autor crítico.
Para tal, deverá oferecer todos os elementos citados acima.
A leitura e a produção de textos são atividades
essenciais ao desenvolvimento global do aluno, para que este se torne um
cidadão crítico, reflexivo e criativo, capaz de ajudar a transformar a
sociedade na qual estiver inserido, para melhor, tornando-a mais justa
e igualitária.
Cássia Ravena
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